O final dos anos 80 e o início dos 90 foram marcados pela reformulação da organização e gestão da educação no Brasil. As reformas privilegiaram a descentralização, a autonomia e a democratização dos processos administrativos. A democratização no âmbito administrativo escolar é associada à participação dos professores e pais nas decisões a respeito do processo educativo, o que abrange composição de instâncias colegiadas (conselhos escolares, grêmios estudantis), eleições para cargos administrativos, introdução de mecanismos que favoreçam a eliminação da burocracia e flexibilização normativa e organizacional do sistema.
O final dos anos 80 e o início dos 90 foram marcados pela reformulação da
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autonomia e a democratização dos processos administrativos. A democratização no âmbito
administrativo escolar é associada à participação dos professores e pais nas decisões a
respeito do processo educativo, o que abrange composição de instâncias colegiadas
(conselhos escolares, grêmios estudantis), eleições para cargos administrativos, introdução
de mecanismos que favoreçam a eliminação da burocracia e flexibilização normativa e
organizacional do sistema.